2025.1 : Novo Semestre, Novos Desafios

 Olá caros leitores!

    Trouxe algumas atualizações sobre minha vida acadêmica, um pouco atrasado, é verdade. Já estamos no segundo semestre de 2025, e eu estou cursando o terceiro período de Ciência da Informação, mas trago boas novidades para compartilhar e colocar vocês a par desse último período.

    Primeiro, acho importante falar sobre a minha grade de disciplinas, que devo dizer, foi um tanto frustrante. Inclusive, precisei abandonar uma matéria que não estava conseguindo acompanhar. No início do semestre, eu tinha alguns objetivos bem definidos, mas nem todos consegui cumprir e alguns acabei adiando para o próximo ano. Mas vamos deixar as partes negativas de lado e focar no que interessa: as matérias. Ao todo, foram 10 disciplinas escolhidas e 9 cursadas, somando 25 créditos válidos. Abaixo, segue a lista das que concluí:

      • Sociedade da Informação (CIN7202) 

      • Tutoria Acadêmica II (CIN7204)  
      •  Recuperação da Informação (CIN7205) 
      •  Introdução a Banco de Dados (CIN7304) 
      •  Marketing da Informação (CIN7412) 
      •  Data Science (CIN7915)   
      •  Experiência do Usuário (UX) (CIN7943)
      •  História do Brasil Contemporâneo (HST7921)
      •  Estatística Aplicada I (INE5111)

    Pois bem, só listar estas disciplinas não traz muita profundidade e imersão ao que eu passei, portanto abaixo confiram como estas estavam dispostas durante minha semana:

    Como podem ver, as matérias ficaram bem distribuídas entre os períodos. No início, tentei manter essa variedade de forma planejada, mas com o tempo precisei ajustar minha rotina para conseguir encaixar tudo e manter um bom desempenho nas disciplinas.

    Entre as que mais me despertaram interesse e afinidade, destaco: Experiência do Usuário, pela aplicabilidade dos conceitos de usabilidade na prototipagem de projetos; Estatística Aplicada I, por introduzir de forma clara conceitos de pesquisa e amostras estatísticas; Data Science, pela utilidade direta na área de dados; e Marketing da Informação, que trouxe uma contextualização valiosa sobre o marketing contemporâneo e o papel estratégico da informação nesse cenário. Essas matérias ampliaram meu conhecimento teórico e também me deram ideias práticas para projetos futuros, conectando o que aprendi em sala de aula com possibilidades no mercado de trabalho.

    Fora da universidade, comecei a investir em cursos complementares. Inicialmente, fiz um curso de Pacote Office pela Udemy, algo básico, mas essencial para o mercado de trabalho e que, muitas vezes é negligenciado. Depois, realizei um curso de inglês empresarial pela Santander OpenAcademy, com uma metodologia bem diferente onde o aprendizado era baseado em uma espécie de novela, usando um enredo para apresentar conceitos e expressões comuns no ambiente corporativo. Ainda na plataforma do Santander, me inscrevi para uma bolsa que dava acesso gratuito ao Coursera. Posteriormente fui aceito e, com isso, iniciei um curso oficial do Google Certificates, focado em análise de dados. Além disso, concluí uma trilha de conhecimento na Bradesco Escola Virtual voltada para banco de dados e, pela Udemy, participei de um bootcamp (treinamento) de 100 dias de Python, cobrindo desde o básico até aplicações práticas voltadas ao mercado.

    Além desses cursos, também participei de uma conferência na ACATE que inclusive, já escrevi um post sobre aqui no blog. Confesso que gostaria de ter comparecido a mais eventos e convenções, mas, com a rotina puxada do semestre, não consegui encaixar na agenda.

    Sobre meus hobbies, decidi trocar a musculação pelo muay thai e tenho gostado bastante da experiência. É intenso, mas me trouxe novos desafios e motivação para o esporte físico, coisa que é muito importante manter equilíbrio.

    Quanto aos planos para o futuro, minha ideia semestre passado era começar a estagiar já neste semestre (2025.2). Porém, algumas coisas saíram diferente do previsto e optei por adiar para 2026. Não tenho pressa em iniciar o estágio, prefiro usar esse tempo para continuar me aperfeiçoando, desenvolvendo projetos e aprofundando meus estudos.

    Falando sobre projetos, o meu favorito deste semestre, além de outros que já publiquei no GitHub, foi o MoodleBot, meu web scraper para o Moodle. Ele funciona como um aplicativo que mostra um painel das tarefas publicadas na plataforma, informando prazo e status de cada uma. Pode parecer simples, mas esse projeto me exigiu bastante. Precisei aprender muitas coisas do zero e também reaproveitei conceitos de trabalhos anteriores. No meio do caminho, acabei reescrevendo todo o fluxo porque quis implementar multithreading e ajustar pequenos detalhes foi trabalhoso. No fim, publiquei o que considero a versão estável do projeto. Futuramente, pretendo voltar a ele para implementar melhorias, mas por enquanto deixei-o arquivado para focar em um novo projeto (que ainda mantenho em segredo) e nos cursos de análise de dados, junto com as análises de datasets que eles têm gerado.

    Por fim, assumi um novo desafio: entrei como tesoureiro na chapa do Centro Acadêmico do meu curso e, fomos eleitos. Isso significa que, neste semestre, além dos estudos e projetos, terei mais uma responsabilidade para administrar.

    Com tudo isso, acredito que agora vocês já estejam atualizados sobre a minha jornada até aqui. Não é nada fácil manter o ritmo de uma graduação em tempo integral, conciliando com cursos, projetos e atividades extracurriculares. Mas sigo fazendo, aprendendo a cada passo, me adaptando aos desafios e lembrando de ser grato as oportunidades que tenho. Enfim, obrigado pela leitura e até o próximo post!

João Pedro Becker Schneider

15 / 08 / 2025
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Primeiro Semestre na UFSC - 2024.2 e a Rotina de um Universitário

Postagem inicial - Introdução e Objetivo do Blog